1 de outubro de 2013

“Da missa não sabemos um terço”.


Nos estertores da Idade Média, época que por sinal não deixou saudade nenhuma, pois era uma era obscurantista, na qual o espírito humano encontrava-se aprisionado por conceitos ultrapassados com ideias que não levavam a lugar algum. 
Portugal e Espanha eram as potências da época. Navegadores audazes das duas nações ou a serviço dela rasgaram os mares e ampliaram o mundo em muitos continentes até então desconhecidos. Descobria-se o Novo Mundo, descobriam-se novas terras também para o lado oriental do mundo, dobrava-se o Cabo das Tormentas, a partir de então chamado Cabo da Boa Esperança. Então descobriu-se o Brasil para Portugal. Nada mais falso. Pois já era de Portugal, porque a linha de Tordesilhas dava o Brasil praticamente todo para Portugal. Então a descoberta do Brasil foi uma farsa montada pela coroa Portuguesa, pois só vieram tomar posse do que já era deles. 
Assim foi a história da Segunda Guerra Mundial, para citar outro evento importante. Na realidade a Alemanha já tinha perdido a guerra em 1943 na Batalha de Kursk para a Rússia, pois a partir daí o Exército Vermelho só pararia em Berlim o seu destino final. Em resumo, a partir desse fato, a guerra já estava ganha pelos aliados. Todavia por causa de ciumeira e da luta pelo poder. Já pensando no pós-guerra. Stalin tinha ciúmes do marechal Zhukov, o comandante em chefe dos exércitos russos. Então o mesmo nomeou dois outros marechais para entrar em Berlin, não dando exclusividade a Zhukov, o marechal que foi o principal fator da derrota dos exércitos alemães no leste. Roosevelt comenta que Churchill está preocupado com o pós-guerra e a presença soviética. A ponto dos americanos (vide famigerada Cia) fazerem uma aliança com a Alemanha, combinando uma trégua de cem dias, para que o exército alemão se reforce para resistir ao bolchevismo, (vide russos). 
Churchill e Stálin mostram satisfação com o fracasso da Operação Valquíria que poderia ter impedido a vitória total e arrasadora sobre a Alemanha. De que lado estavam??? A ofensiva aliada foi acelerada na Normandia, para conter o exército soviético. Não era a época adequada produzindo milhares de baixas adicionais, mas o objetivo era conter o avanço russo., evitando o controle total pela URSS. Pergunta-se? No final da segunda guerra a Alemanha estava acabada, a capitulação era questão de tempo. 
Então a guerra era contra quem? Claro que a resposta é simples, já se pensava no controle do mundo, quem controlaria? Já se preparava outra guerra. Ainda bem que não saiu, mas quase. “Daí se conclui que na realidade a melhor definição de paz: “É o intervalo entre duas guerras. Que o povo nada sabe das maquinações dos poderosos. Estão inventando armas poderosíssimas capazes de colocar no bolso a famosa Bomba Atômica, que sabemos delas, apenas algumas referências esparsas e isoladas. Como alguém me disse? “Da missa não sabemos um terço”.