1 de novembro de 2013

O Boteco brasileiro



A França tem os cafés. A Inglaterra tem os pubs. No Brasil, o ponto de encontro das pessoas é o boteco. Tudo teve origem nas boticas do começo do século passado - a palavra "boteco" vem de "botequim" que, por sua vez, deriva de "botica". Os clientes iam para aqueles armazéns onde se vendia de tudo um pouco e, além das compras, ficavam batendo papo. Os donos desses estabelecimentos começaram então a servir aperitivos e bebidas aos frequentadores.

O casamento com a cerveja foi perfeito: entre todas as bebidas, nenhuma é tão sociável quanto ela, tanto pelo baixo percentual de álcool quanto pelos efeitos benéficos.

Nos botecos, a mesa tem uma função social. Ninguém vai a eles apenas para beber e comer. As pessoas vão, principalmente, para encontrar outras - ou conhecer novas. Por isso, as perções servidas nesses estabelecimentos são coletivas; não se come sozinho seis bolinhos de bacalhau ou um prato de batatas fritas enorme. Como nas praias brasileiras, os bares são absolutamente democráticos e todo mundo é igual (e tratado da mesma forma) dentro deles.


Fonte: Rev. Veja de 28/08/2013.

Nenhum comentário: