17 de agosto de 2012

Lugar de pobre é na cama


Em 7 de maio de 1808, a Intendência da Polícia da Corte proíbe que bodegas, casas de jogos e botequins fiquem abertos depois das 10 da noite em todo o Brasil. Assim explicava o motivo de mandar para cama mais cedo o público desses lugares: evitar “ajuntamento de ociosos”, incluindo escravos que “faltam ao serviço e se corrompem” ou, ainda, “dão ocasião a delitos”.

A Intendência havia sido criada pouco depois da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Sua função era botar ordem na casa e, de quebra, evitar que os ideais “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, da Revolução Francesa, viessem a se espalhar pelo país.

O intendente não queria saber de burburinho e decretou várias providências que disciplinavam o tempo livre dos trabalhadores e escravos. No caso do “toque de recolher”, cada pessoa que fosse encontrada em local proibido depois do horário permitido levava multa de 1.200 réis, uma soma vultuosa para a época. Metade para a intendência, metade para o oficial de justiça.

Fonte de informação: Polícia no Rio de Janeiro – Repressão e resistência numa cidade do século 19, de Thomas Holloway (FGV, 1997).



Nenhum comentário: